O governador Rafael Fonteles, em sua agenda nesta terça-feira (19), esteve em Sydney, no leste da Austrália, sendo calorosamente recebido no Museu Nacional de Gemologia, mantido pela Associação Nacional de Gemólogos da Austrália.
O museu abriga uma comunidade diversificada de profissionais da indústria, incluindo mineradores, comerciantes, artesãos e designers de joias. Fonteles tem o objetivo de estabelecer uma colaboração para a mineração no Piauí, uma vez que ambas as regiões têm envolvimento na produção de gemas de opala.
Para o governador Rafael Fonteles, essa visita representa uma oportunidade única de aprender sobre a tradição e a expertise da exploração de opalas na Austrália, uma história que se estende por mais de um século. A intenção é absorver as técnicas e os conhecimentos atualizados para otimizar o potencial das minas na região de Pedro II, no Piauí.
Fonteles enfatiza que essa é uma excelente oportunidade para entender a exploração de opalas na Austrália, com uma cadeia produtiva que possui mais de um século de história, além de iniciar uma parceria com os australianos para implementar novas técnicas.
"Queremos garantir um aproveitamento, da melhor forma possível, das nossas minas em Pedro II. Queremos envolver a comunidade e a cooperativa. Tenho certeza de que vamos conectar empreendedores australianos e da nossa região", afirma.
Durante a visita, o governador e sua equipe puderam explorar uma loja repleta de milhares de peças de opala, cada uma com suas características únicas de tamanho, cor, brilho e qualidade. Essa diversidade reflete a riqueza e a variedade das opalas disponíveis, destacando o significativo potencial econômico dessas gemas para o Piauí.
Mín. 24° Máx. 35°