A oportunidade de renegociar dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), conhecido como Desenrola Fies, chega ao fim em 30 de maio. Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Desenrola Fies oferece descontos generosos que podem chegar a 99% na renegociação das dívidas dos estudantes. Os interessados devem solicitar a renegociação ao agente financeiro com o qual possuem contrato.
Essa oportunidade abrange os contratos assinados até 2017 e com débitos até 30 de junho de 2023. Até o momento, mais de R$ 10 bilhões em dívidas foram renegociados, resultando em um retorno aos cofres públicos de R$ 426,908 milhões, apenas com a parcela de entrada.
O programa oferece descontos consideráveis, podendo chegar a 99% no valor consolidado da dívida e até 100% nos juros, dependendo do caso. Os pedidos de renegociação ou simulação podem ser feitos à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil (BB), inclusive de forma virtual, por meio dos aplicativos dos bancos.
Segundo o FNDE, aproximadamente 1,2 milhão de estudantes estão aptos a se beneficiar do Projeto de Lei nº 4172/2023, que permite a renegociação das dívidas e foi sancionado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de novembro.
Os critérios para a renegociação das dívidas são os seguintes:
a) Desconto de 100% sobre encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento) e de 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista; ou
b) Parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas, com desconto de 100% nos encargos, mantidas as demais condições do contrato.
a) Desconto de 92% sobre o valor total da dívida para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
a) Desconto de 99% sobre o valor total da dívida para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
a) Desconto de 77% sobre o valor total da dívida para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
a) Desconto de 12% sobre o valor total da dívida para pagamento à vista do saldo devedor.
Para mais informações, os interessados podem utilizar os seguintes canais de atendimento:
Mín. 24° Máx. 35°