O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS), disponibiliza os cursos Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo e Vigilância e Controle de Vetores de Importância em Saúde Pública. São cursos gratuitos na modalidade EaD, voltados para profissionais de saúde atuantes no combate à dengue e demais interessados. Mais de 5,8 mil pessoas já participaram e concluíram as formações.
As matrículas permanecem abertas até 28 de junho, podendo ser realizadas na plataforma da UNA-SUS. Além disso, há uma versão do curso em espanhol, intitulada Vigilancia y control de vectores de importancia en salud pública, com inscrições disponíveis até 31 de dezembro.
Sobre os cursos:
Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo
O curso foi atualizado para incorporar o novo protocolo de manejo da doença, publicado pelo ministério em fevereiro de 2024. A qualificação abrange diversas apresentações de pacientes com dengue, incluindo diferentes níveis de gravidade e perfis, como adultos, crianças e gestantes. Com carga horária de 10 horas, o conteúdo é baseado na análise de oito casos clínicos. As inscrições estão abertas até 28 de junho de 2024 na plataforma da Una-SUS.
Inscreva-se: Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo (2024).
Vigilância e Controle de Vetores de Importância em Saúde Pública
Este curso é direcionado a profissionais das áreas de biologia, engenharia, medicina veterinária, zootecnia e interessados no assunto. Com carga horária de 45 horas, a formação é dividida em cinco unidades: noções de vigilância entomológica e métodos de controle vetorial; biologia de insetos vetores; classificação e formulação dos diversos grupos de inseticidas e resistência de insetos vetores aos produtos utilizados; tecnologias de aplicação de inseticidas; e trabalhando com inseticidas: procedimentos de segurança, manejo e logística.
Inscreva-se: Vigilância e Controle de Vetores de Importância em Saúde Pública.
Mín. 24° Máx. 35°