A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), deu início, nesta quarta-feira (20), à divulgação de um novo relatório. O boletim diário focará nas temperaturas máximas registradas em todo o estado.
Equipada com tecnologias avançadas e realizando monitoramento diário, a sala pretende, sempre que possível, disponibilizar boletins com as temperaturas máximas observadas no dia anterior. Hoje, por exemplo, foram apresentadas as máximas do dia 19. O município de Gilbués lidera a lista com 35,7ºC.
Os dados são obtidos por meio de observações e coletas nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O boletim destacará as cinco maiores temperaturas, além dos quinze municípios com os registros mais elevados.
Sara Cardoso, climatologista e coordenadora da Sala de Situação da Semarh, enfatiza a importância desse novo produto para a população. "Através desta imagem, dentro dessa paleta de cores, a gente consegue observar quais são as áreas com altas temperaturas", destaca.
Ela ressalta ainda que, de acordo com os modelos internacionais e nacionais, a previsão é de que as temperaturas permaneçam acima da média neste trimestre.
Mín. 24° Máx. 35°