Nesta quinta-feira (4), a Polícia Federal anunciou a recaptura de Rogério da Silva Mendonça, 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, que estavam em liberdade desde 14 de fevereiro. Após uma operação conjunta que envolveu a PF, PRF, Força Nacional e órgãos locais, os dois foram detidos em Marabá, Pará.
A dupla, que faz parte da facção criminosa Comando Vermelho e é natural do Acre, estava detida na unidade de Mossoró desde setembro de 2023. Após sua recaptura, está programada a transferência de ambos de volta para Mossoró, uma medida considerada uma "questão de honra" pelo Ministério da Justiça, responsável pela gestão do sistema penitenciário federal.
A fuga dos detentos ocorreu através de um buraco feito atrás de uma luminária e pela manipulação das cercas de arame do presídio, utilizando ferramentas provenientes de uma obra em curso nas instalações. Esta foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui unidades em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).
Mín. 24° Máx. 35°