O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que o tão aguardado programa Voa Brasil, que visa disponibilizar passagens aéreas por menos de R$ 200 para grupos específicos, finalmente iniciará suas operações neste mês.
Após vários adiamentos, o programa, mencionado pela primeira vez no ano passado pelo então ministro Márcio França, enfrentou alguns contratempos em seu lançamento, inicialmente programado para fevereiro.
O anúncio do início das operações foi feito durante o lançamento do programa Asas para Todos, uma iniciativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), voltada para promover a diversidade, inclusão e capacitação no setor aéreo.
O Voa Brasil tem como objetivo disponibilizar 5 milhões de passagens aéreas por R$ 200 cada para um público específico, composto por cerca de 22 milhões de brasileiros. Este grupo inclui aproximadamente 21 milhões de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com renda de até dois salários mínimos e 700 mil estudantes do Programa Universidade Para Todos (Prouni).
Apesar do entusiasmo com o lançamento iminente do programa, o governo alerta para possíveis golpes envolvendo o nome do projeto. O Ministério dos Portos e Aeroportos emitiu um comunicado destacando que o Voa Brasil ainda está em fase final de ajustes, e não há regras definidas para participação. Portanto, qualquer solicitação de cadastro ou pagamento para inclusão no programa deve ser denunciada imediatamente aos canais de atendimento ao usuário do ministério.
Mín. 24° Máx. 35°